segunda-feira, 9 de setembro de 2013

El mundo es un pañuelo.

Noite estrelada em terras ao nordeste do Brasil.
Porque o mundo é muito menor do que a gente acha, me peguei conversando em um bar meio sujo com um canadense que passava verões em terra natal e invernos em terra brasilis (que são mais quentes que verões canadenses). I'm half japanese, eu disse. Há alguns meses eu morava na Espanha, daqui a alguns meses quero morar nos Estados Unidos, continuei. Passei um mês viajando pela Europa, estou em Natal e vou, em breve, bem mais pro sul, visitar Uruguai e Argentina.
Mas não consigo montar um portfolio.
Ele deu uma risada longa e debochada. Ele, que carregava trinta e poucos anos nas costas, alguns filmes no currículo e experiências tão distantes das minhas, me disse duas frases que carrego por toda a parte: "you have so much diversity on you. use it"
Diversidade é o que me trouxe aqui, o que me aproxima das pessoas mais incríveis que eu conheço, o que me trouxe mais paixões e dois grandes amores. Diversidade é o que me segrega e me inclui ao mesmo tempo, é o que mais me faz ter saudade do meu país sul americano e do que mais eu quero me impregnar.